Evento reuniu mulheres que transformam o mundo em painéis de discussão
O Universa decidiu comemorar um ano de vida em grande estilo. O portal, que se tornou referência por lançar um novo olhar para acompanhar a vida das verdadeiras protagonistas deste mundo em constante evolução: as mulheres, promoveu na última segunda-feira o Universa Talks.
Trata-se de um encontro que consiste em debates, mesas de conversas e apresentações com mulheres que empreendem, lutam por direitos, riem e pensam (e repensam) sobre a complexidade do que é ser feminino.

A Coristina D, uma das patrocinadoras do evento, me convidou para conferir de perto esse encontro dedicado às mulheres que não param nem por uma gripe! E foi muito incrível conhecer todas essas histórias inspiradoras que nos fazem ter a certeza de que juntas somos muito mais fortes.
Trazendo a jornalista Joyce Ribeiro como mestre de cerimônias, o evento teve uma abertura que me emocionou: Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas segmentadas da Uol, fez um discurso sobre a força feminina e explicou a essência do Universa.
Em seguida, tivemos uma palestra incrível da Bárbara Soalheiro (Fundadora do Mesa Company), que falou sobre empreendedorismo feminino e refletiu sobre as posições de poder.
A programação contou ainda com Cris Naumovs e Preta Rara, que falaram sobre a mulher LGBTIA+ e a mulher negra dentro desse contexto profissional. Achei incrível a Preta Rara tocar na ferida e falar sobre respeito e privilégios. Assim como eu, ela acredita que não adianta só levantar a bandeira nas redes sociais. Vai muito além disso. O que fazemos para realmente reparar todo esse machismo, racismo e LGBTIA+fobia no nosso dia a dia? Quem ouve e cala, também é cúmplice.
A paisagista Elaine Caparroz também esteve presente e emocionou a todos com seu relato. Para quem não se lembra, ela foi vítima de uma tentativa de feminicídio e sua história levantou a discussão sobre as leis de proteção à violência doméstica no Brasil.
Nas redes sociais do Universa ainda é possível conferir alguns vídeos e palestras daquele dia. E vale muito à pena.
