Juliana Ribeiro: a mulher por trás do Setor Livreiro

Postado em 21/05/2018
Carreira

Pioneira, ela prepara e aprimora o talento de vendedores de livros 

Qualquer pessoa que se atreva a defender a importância e o valor dos livros no Brasil, um país onde pouco mais de 50% da população mantém o hábito de ler, já merece nossa atenção e prestígio.

Mas, quando além de defender esse propósito essa pessoa decide dedicar-se profissionalmente ao Setor Livreiro, propondo inovações a fim de evitar que o segmento entre no furacão da crise, aí ela merece destaque.

Assim é Juliana Ribeiro, fundadora da Allure Consultoria, com mais de 13 anos de experiência em varejo, especialmente na área editorial, e palestrante.

A consultora comercial iniciou sua vida profissional trabalhando em livrarias, como a Cultura e da Vila, e viu sua trajetória mudar ao identificar que quanto mais ela se especializava nos títulos que ia vender, quanto mais ela de fato se fascinava pelas histórias e passava a indicar esses títulos para os clientes, mais retorno financeiro isso trazia para a loja e, consequentemente, para a editora.

Foto: Leonardo Rodrigues

“O autor pode ser bom, conhecido, mas quem tem o poder de fazer o cliente comprar o livro é o vendedor”, afirma Juliana.

Tomada pelo desejo de fazer a diferença dentro do universo livreiro, Juliana fundou, há 6 anos, sua própria empresa e hoje, mais que apenas oferecer treinamento para colegas de ofício, ela se tornou referência em inteligência de mercado, prestando consultoria para grandes empresas, tendo em seu curriculum editoras Objetiva e Leya, e ministrando palestrar para o UOL, Sebrae, ABCOMM, entre outros.

Seu trabalho é árduo! Além de driblar os desafios do setor e impor seu talento em um ambiente predominantemente masculino, Juliana visita pessoalmente as lojas, treina vendedores, identifica em cada um o que podem trazer de melhor para a empresa e, ainda, promove debates  sobre os livros e quais as formas mais eficazes de vendê-los. Na maioria das vezes, usa sua própria experiência positiva de vendas para mostrar que um atendimento mais personalizado e humanizado rende melhores resultados.

Foto: Leonardo Rodrigues

Perspicaz, a empreendedora usa todos as estratégias para fazer com que as editoras e gravadoras que atende sejam destaque em meio às concorrentes nacionais e internacionais.

O sucesso de sua consultoria também serviu de inspiração para a fundação de outras empresas de consultoria do segmento, e orgulhosa disso, Juliana sente-se cada vez mais contribuindo para o amadurecimento do setor: “Além de motivar e mostrar que outros caminhos são possíveis, meu diferencial é a forma sensível e a paixão com que levo meu negócio. Há coisas que só a gente sabe fazer, não é mesmo? Para mim, sucesso não é medido apenas em números… ”

E que não reste nenhuma dúvida: ela veio para ficar!


Joy Moretti

Idealizado pela jornalista Joy Moretti, o Radar Feminino é feito para as mulheres modernas, que estão atentas a tudo que está acontecendo ao seu redor, e querem se manter informadas sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de exaltar e homenagear as grandes guerreiras que fazem diferença em nosso país e no mundo diariamente. "Quando uma mulher empodera a outra, ela está reafirmando o seu próprio poder!"

Comentar

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*