Produção sustentável e mais sabor

Postado em 19/11/2019
Cultura & Gastrô

Conheci de perto a parceira do Carrefour na produção das laranjas Sabor & Qualidade

Há mais de 40 anos no país e líder de mercado de distribuição de alimentos, o Grupo Carrefour também acompanha as novas tecnologias e necessidades de mercado, por isso acaba de reafirmar seu compromisso de democratizar o acesso a alimentos saudáveis e frescos anunciando a expansão da sua linha de Laranja Sabor & Qualidade.

Essa linha especial possui garantia desde a origem e um padrão superior de qualidade. A fruta que leva a marca da rede representa 15% do total de laranjas comercializadas pela rede no país. Até o final de 2019, o Carrefour prevê atingir 40% do volume vendido, permitindo que mais clientes tenham acesso ao Sabor & Qualidade. Tudo isso é possível graças à parceria com a fazenda Alfacitrus, localizada no município de Engenheiro Coelho (SP), parceira do Carrefour há 10 anos e que abastece as lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

Eu e outros criadores de conteúdo fomos convidados a conhecer, no último mês, a Alfacitrus e acompanhar todo o processo de produção: da árvore à nossa mesa. A Laranja Sabor & Qualidade se diferencia pela sustentabilidade em seu processo de produção, que conta, por exemplo, com pulverização eletrostática. O jato é realizado direto no fruto, reduzindo a contaminação de solo e água e impactando menos os polinizadores, reduzindo a compactação da terra.

Além disso, a fruta é retirada do pé na época certa, então não há tratamento químico pós-colheita e a produção visa o desperdício zero. Ou seja, a parcela que não segue para o comércio vai para compostagem e vira adubo. Com isso, além do cuidado ambiental, a laranja cultivada é mais saborosa e doce que a média.

Fomos recebidos com um café da manhã saboroso, onde pude provar vários tipos de laranja e tangerina e posso afirmar: todas estavam doces iguais!

Além de possuir o Global Gap, certificação internacional para produtos agrícolas, a fazenda Alfacitrus está implementando a tecnologia blockchain, que permite rastrear a produção, oferecendo ao consumidor detalhes sobre a procedência do produto e informações detalhadas sobre cada processo da cadeia. Atualmente, o estabelecimento fornece à companhia mil toneladas por ano de Laranja Sabor & Qualidade. A fazenda também abastece Carrefour com sua marca – Alfacitrus – e o volume atinge oito toneladas por ano.

“A Laranja Sabor & Qualidade é mais uma avanço para alcançarmos nosso propósito de democratizar o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, compromisso global que firmamos por meio do movimento Act for Food. Por isso, buscamos parcerias com produtores de confiança e que estejam alinhados às nossas premissas, assim unimos forças em prol da qualidade de vida dos brasileiros”, explica Marcelo Prado, Diretor de Frutas, Legumes e Verduras do Carrefour.

Atualmente, a marca Sabor & Qualidade conta com mais de 400 itens de 17 cadeias, produzidos com responsabilidade socioambiental e rastreabilidade.

Agora que eu tô basicamente uma especialista em laranjas (heheh) vou deixar aqui algumas infos sobre os 4 tipos cultivados pela Alfacitrus:


Joy Moretti

Idealizado pela jornalista Joy Moretti, o Radar Feminino é feito para as mulheres modernas, que estão atentas a tudo que está acontecendo ao seu redor, e querem se manter informadas sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de exaltar e homenagear as grandes guerreiras que fazem diferença em nosso país e no mundo diariamente. "Quando uma mulher empodera a outra, ela está reafirmando o seu próprio poder!"

Comentar

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*