Queijos indicados para fondue

Postado em 28/06/2018
Cultura & Gastrô

Depois é só escolher o vinho e ter um jantar típico do inverno

O fondue é um prato de origem Suíça, criado durante a Segunda Guerra Mundial pelos camponeses. Para não morrer de fome, eles fundiam os restos de queijo produzidos e mergulhavam pães ou batatas nesse creme.

De lá para cá, a iguaria veio se tornando cada vez mais popular, até chegar em terrar brasileiras. Como trata-se de uma comida muito quente, comumente é consumida durante o inverno. Como citamos, eram usados todos os tipos de queijo, mas a verdade é que há aqueles que combinam melhor e cujas consistência e sabor ficam ainda mais saborosos quando levados em alta temperatura.

Que tal fazer você mesmo o seu fondue e não recorrer aos industrializados do supermercado? Para não errar na escolha, a Barbosa & Marques, empresa centenária na produção de lácteos e fabricante dos produtos Regina, selecionou alguns queijos que irão deixar sua receita ainda mais saborosa e especial:

  • Edam – Queijo muito popular na Holanda, comercializado em feiras livres e normalmente no formato de uma bola. Sabor suave, aromático e um pouco adocicado. É um queijo tipicamente de mesa devido ao apelo irresistível de suas olhaduras.
  • Emmental – Queijo duro, amarelo- claro, de sabor suave. Ideal para ser fundido após seis meses de cura. Um clássico dos alpes suíços. Não pode faltar na hora de receber os amigos!
  • Gruyere – Queijo de massa cozida, de textura semidura, plena de olhaduras (buraquinhos), a maioria do tamanho de uma avelã. Seu sabor é suave e adocicado, lembrando o sabor de leite maltado e aroma de amêndoa.
  • Gouda – Conhecido mundialmente, o queijo é de origem holandesa. No Brasil, é produzido de forma similar ao queijo prato, mas tem características típicas como massa mais macia, sabor suave ligeiramente adocicado, muitas olhaduras, textura macia e casca fina.
  • Provolone – Tem sua origem na região da Lombardia, na Itália, e é um dos queijos mais conhecidos do mundo. Tem diversos formatos e o peso varia de 200 g a 5 kg. São amarrados com cordas ou redes sintéticas e secam pendurados, depois são defumados até se obter a cor desejada da casca. O provolone envelhecido de 2 a 3 meses é flexível e aveludado, com uma casca fina e encerada, e é conhecido como provolone doce ou suave.

 

 

 


Joy Moretti

Idealizado pela jornalista Joy Moretti, o Radar Feminino é feito para as mulheres modernas, que estão atentas a tudo que está acontecendo ao seu redor, e querem se manter informadas sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de exaltar e homenagear as grandes guerreiras que fazem diferença em nosso país e no mundo diariamente. "Quando uma mulher empodera a outra, ela está reafirmando o seu próprio poder!"

Comentar

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*