Lanchinho do bem

Postado em 21/05/2018
Maternidade

Dicas para substituir os alimentos industrializados da lancheira do seu filho

Com a correria do dia-a-dia, às vezes as mamães tem dificuldade de elaborar um lanchinho saudável e atrativo para os pequenos, evitando o consumo exagerado de produtos que são verdadeiras bombas de açúcares, conservantes e corantes.

Tendo vivido esse dilema, a médica endocrinologista e maratonista amadora Giulianna Pansera, começou a pensar em alternativas para substituir os lanchinhos comprados no supermercado por versões mais saudáveis e caseiras. Mãe do pequeno Gabriel, Giuli é preocupada com a rotina alimentar do filho tanto quanto com a dela mesma, e entende que uma educação nutricional deve ser iniciada desde cedo.

“Muitas mães acabam cedendo à vontade dos pequenos, que se sentem atraídos pelos produtos mostrados na TV, consumidos pelos coleguinhas. É preciso resistir a essa tentação e entender que nem sempre a praticidade dos industrializados vale a boa alimentação do seu filho”, conclui.

Para ajudar você na missão dessa troca saudável, Giulianna Pansera deu 5 dicas que farão toda a diferença. Anote!

Combinação perfeita

Toda lancheira sadia deve conter três grupos alimentares em seu interior. São eles: alimentos construtores (queijos, iogurtes, atum, leite, frango…), alimentos reguladores (frutas, legumes, verduras…) e alimentos energéticos (biscoitos, pães, bolos…).

Créditos: Elena Veselova /Shutterstock

Hora do suquinho

É comum que, se não consumidos na hora, os sucos naturais fiquem com um gosto desagradável e percam os nutrientes. Por isso, muita gente acaba optando pelos sucos de caixinha, que não são saudáveis, pois contém muitos corantes, sódio e açúcar. Uma boa alternativa é fazer sucos de frutas que oxidam mais lentamente, como abacaxi, maracujá e goiaba, por exemplo. Se mantidos em uma garrafinha térmica, mantém o sabor e os micronutrientes até 3 horas após o preparo. Se, ainda sim, o jeito for comprar um suco pronto, opte pelos integrais, sucos de polpa ou águas de coco pasteurizadas, mas fique atenta: o consumo deve ser moderado. Para pequenos que não dispensam as bebidas achocolatadas, que tal oferecer o leite de aveia ou de amêndoas com 1 colher de cacau em pó e adoçar com mel?

Cardápio variado

Muitas vezes a criança expressa preferência por um tipo de lanchinho e pronto: é o empurrãozinho para a mamãe repetir o menu diversas vezes. Esse é um erro. Fará o pequeno enjoar mais rapidamente e passar a rejeitar o alimento em breve. Use a criatividade e teste o paladar do seu filho fazendo-o provar sempre uma comidinha diferente.

Boas trocas

Não se engane. Mesmo quando nas versões “lights”, os embutidos (peito de peru, salame, mortadela, etc…) são um perigo. Ricos em sódio, eles ainda possuem corantes e conservantes em excesso. Na hora de rechear os pãezinhos, opte por patês. Na geladeira, eles duram de 4 a 5 dias e você pode usar a criatividade e variar os sabores.

Por falar em pãezinhos, que tal sair da mesmice da bisnaguinha? Hoje em dia, nos mercados, há versões igualmente pequenas e práticas, mas feitas de cenoura, de mandioquinha, de batata… Muito mais nutritivos, não é mesmo?

Pulo do gato

1- Para que o iogurte não estrague com facilidade, especialmente nesse calorão, coloque-o no freezer horas antes de colocá-lo na lancheira. Até a hora do lanche ele irá descongelar e poderá ser consumido fresquinho!

2- Coloque em um potinho frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais. O snack saudável vai fazer sucesso com a criançada.

3- Você mesma pode preparar um bolinho saudável para seu filho. Basta usar menos farinha branca (em seu lugar use a integral, a biomassa de banana verde ou aveia) e trocar o açúcar refinado por mascavo. Veja uma receita aqui!

4- Cenoura baby, tomatinho cereja e milho cozido podem ser um opção deliciosa para introduzir cereais e legumes à alimentação do seu pequeno.

5- Não sabe como introduzir a proteína na lancheira? Opte por ovos cozidos, omeletinhos e cubinhos de frango!

6- Bolachas recheadas podem ser substituídas por cookies feitos em casa! Além de serem mais saudáveis, você ainda pode variar bastante o sabor. Anote a receita!

 


Joy Moretti

Idealizado pela jornalista Joy Moretti, o Radar Feminino é feito para as mulheres modernas, que estão atentas a tudo que está acontecendo ao seu redor, e querem se manter informadas sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de exaltar e homenagear as grandes guerreiras que fazem diferença em nosso país e no mundo diariamente. "Quando uma mulher empodera a outra, ela está reafirmando o seu próprio poder!"

Comentar

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*