Lentes de contato nos dentes

Postado em 17/08/2018
Moda & Beleza

Procedimento feito de forma incorreta pode trazer sérias consequências!

Muitas pessoas foram pegas de surpresa e se assustaram com a revelação da cantora Simaria, da dupla sertaneja com a irmã Simone: ela quase perdeu todos os dentes por causa de um procedimento incorreto de aplicação de lentes de contato. Mas qual o perigo dessa técnica que vem sendo cada vez mais procurada pelas pessoas que desejam ter um sorriso harmonioso e branquinho?

De acordo com o cirurgião-dentista, mestre e especialista, Felipe Araújo, se for bem planejado e bem executado, o tratamento tem uma altíssima taxa de sucesso e de conforto para o paciente. “Os procedimentos são muito tranquilos e não provocam dores, desde que seja feito um planejamento minucioso. É preciso fazer um exame clínico e radiográfico e analisar a oclusão dentária”, diz. Cada lente é planejada de acordo com a harmonia facial do paciente, e pode ser analisada digitalmente por meio de um sistema digital chamado DSD (Digital Smile Design). Nele, é possível simular como os dentes ficarão ao final do tratamento.

Após esse planejamento e o preparo do dente, o molde segue para um laboratório para a lente ser esculpida e depois confeccionada. Antes da cimentação definitiva é feito um “test drive” que possibilita ao paciente ter noção de como ficarão seus dentes. “Esse cuidado permite ao paciente avaliar o procedimento e realizar algum ajuste caso algo não esteja de seu agrado”, afirma Araújo. E quanto custa? O tratamento custa, em média, de R$ 2 mil a R$ 5 mil por dente.

Para evitar problemas como o que aconteceu com a cantora Simaria, é preciso procurar um cirurgião dentista especializado em dentística e prótese. “Para realização do procedimento, os dentistas realizam um desgaste mínimo nos dentes do paciente devido à espessura ultrafina das lentes de contato, o que garante a maior preservação da estrutura dental”, afirma. “As lentes de contato são menos agressivas aos dentes do que as facetas comuns, que provocam um desgaste maior à estrutura dental, diminuindo assim, a resistência dos dentes e a longevidade do trabalho,” explica Araujo.

Contra indicações

O método não é indicado para pacientes com problemas severos de alinhamento e oclusão. Como as lentes não são reparáveis, estas práticas podem causar rachaduras ou até mesmo a quebra da lente. “Para pacientes que tenham problemas com bruxismo, é fundamental que seja feito o tratamento dessa patologia, com a utilização de uma placa miorelaxante em seus dentes, conhecidas com “placas de bruxismo”. Porém, a aplicação das lentes de contato deve ser minuciosamente avaliada por um especialista”, declara o cirurgião dentista.

A aplicação da técnica também não é recomendada para crianças e adolescentes e para quem já tem próteses nos dentes. Araújo afirma que a aplicação das lentes de contato não substitui o uso dos aparelhos ortodônticos. “Com as lentes, é possível corrigir um diastema, espaço ou algum dente que esteja fora de lugar. No entanto, para grandes correções de posicionamento, o melhor é optar pelo aparelho ortodôntico”, explica.

Durabilidade

A durabilidade varia de pessoa para pessoa, mas estima-se que o período pode variar entre 15 e 25 anos após a aplicação. “Para atingir essa duração, no entanto, é muito importante que o paciente tenha uma boa higiene bucal e exclua hábitos como roer unhas”, alerta Araújo. Consultas periódicas ao dentista, escovação e uso do fio dental podem garantir a permanência das lentes de contato por mais tempo. As lentes de contato não protegem os dentes de cáries e problemas comuns, por isso, é importante redobrar a atenção com a higiene bucal.


Joy Moretti

Idealizado pela jornalista Joy Moretti, o Radar Feminino é feito para as mulheres modernas, que estão atentas a tudo que está acontecendo ao seu redor, e querem se manter informadas sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de exaltar e homenagear as grandes guerreiras que fazem diferença em nosso país e no mundo diariamente. "Quando uma mulher empodera a outra, ela está reafirmando o seu próprio poder!"

Comentar

Seu email nunca será compartilhado. Campos obrigatórios são marcados *

*
*